domingo, 6 de junho de 2021

Júpiter em Peixes _ um pouco do Firmamento.

 

Minhas atenções se voltam para Júpiter _ seus efeitos, simbólicos, tanto aspectos elementares quantos os elevados, ao percorrer o signo de Peixes. Este Planeta retorna para Aquário e em definitivo, dezembro, estará em Peixes até dia 10 de maio de 2022, quando começa a percorrer o signo de Áries, e em 28 de outubro Júpiter retorna ao signo de Peixes, e volta em definitivo para Áries, dezembro de 2022 _ uma dança celeste!
    Em março e abril de 2022 presenciaremos configurações notáveis em contrastes e beleza _ Júpiter e Netuno terão o encontro de Vênus, a deusa do Amor, Sensualidade e Artes. Se de um lado assistiremos dissoluções, do outro, muita criatividade pela sensibilidade deste signo _ Peixes.
    Claro que todas as configurações celestes/zodiacais são importantes de serem vistas, mas aqui nos detemos em Júpiter e Peixes.
    Importante que se pense, reflita ao mergulhar na Mitologia grega, sobre este “senhor do Olimpo” _  Júpiter _ regente zodiacal do signo de Sagitário/fogo e de Peixes/água. No Fogo _ representa o elemento masculino/yang; impulsivo, viajante, camuflado nas tantas aventuras,  perdulário, ordenador do caos, promovedor de leis, direitos e deveres, auto licencioso sem seguir regras ou domínio de terceiros. Sempre movido aos contatos do mundo externo, mesmo com suas reflexões filosóficas e metafísicas. Planeta da cultura, não das ciências exatas, embora as impulsione. 

    

Ao percorrer o signo de Peixes a leitura de Júpiter é outra, mais complexa; são domínios das águas _ feminino/yin; remete às fontes, nascentes, córregos, rios e mares, as águas da atmosfera/ar, assim como a águas subterrâneas em nossa própria natureza humana/corpo. Mal configurado remete às emoções secretas, medos imaginários, insegurança, susceptibilidade, locais reservados, isolados, distantes, laboratórios, aprisionamentos, situações veladas, sofridas, ilusórias, fantasiosas. Estando em nível elevado, simboliza; sentimento refinado, bondade, musicalidade, sensibilidade, compaixão, sacrifício, misericórdia, renúncias profundas, doação e superação de si mesmo, isolamento para depuro interior, espiritualidade e mesmo a percepção transcende da natureza.
Importante sinalizar que tanto Júpiter como Netuno são planetas sedutores/jogos de sedução emocional. O que estes Planetas aprontarão neste sentido, estando os dois em domicílio? Sem conhecemos as bases simbólicas e não nos cuidarmos em depuro pessoal,  estaremos perdidos sem saber como agir _ havendo o risco de se cair na banalidade, na mesmice, nos sonhos enganosos das promessas. Presenciaremos, certamente, um aumento impensável dos jogos de sedução, das tramas ilusórias,  quimeras irrealizáveis. Assim como intuições e mais clarividência.
    O que estará destinado para o Mundo? O que Júpiter irá acionar em Peixes-Aquário-Peixes, definitivamente, e em seguida com sua entrada em signo de Áries? “Os Astros inclinam, não determinam” _ bom e ajudará, em muito, se conhecermos as bases do Mito grego, seu significado. Júpiter/Peixes aponta horizontes _ aumentará a consciência planetária, dimensão humana, diante das humilhações, abandono e miséria social, preconceitos, tirania e espionagem dos poderosos _”donos do mundo”, excludências em todos os níveis do saber e do viver, etc. Sem dúvida, aos mais atentos, haverá um aumento do quantum de consciência-pensamento-evolução. Tudo ficará mais evidente – aumento da percepção psicológica, sentimento e intuição.
    Conexões _ Brasil-Independência (Júpiter estava em Gêmeos e nos outros países? _ necessário leitura de conjunto) Não podemos ser indiferentes diante da Pandemia-covid-19/Praga. Nem ficarmos prisioneiros da ineficiência pública. Precisamos ver o Todo, o que o Céu aponta e nós na Terra engendramos para o melhor viver em harmonia com toda a natureza.
    Engendramos com o Cosmos, não somos marionetes, passivos, idiotas, somos energias vitais numa exigência afetuosa, neste exercício científico e humano em avanço contínuo, em evolução, aqui no Planeta Terra, nossa casa comum, por uma Nova Civilização, onde não haja excludências, onde o último homem-mulher possa ter um lugar digno e sorrir. Não importa as demandas _ elementares e/ou luminosas _ a passagem de Júpiter no final do Zodíaco, signo de Peixes com seu encontro com Netuno e Vênus sinaliza algo de majestoso. Que deste stelium se amplie a consciência de amorização-humana por todo o Planeta Terra!
     __  Martha Pires Ferreira, junho de 2021.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: