domingo, 13 de setembro de 2020

Uma introdução à mística de Hildegard von Bingen


VER /OUVIR no__ Instagram@vedantabrasilia
Ousarei falar um pouco, uma introdução, à vida mística de uma intelectual, pensadora sofisticada, do séc. XII, Hildegard von Bingen (1098-1179), Rhineland, Renânia, Alemanha _ monja abadessa beneditina; compositora de inúmeras sinfonias, escritora, dramaturga, pregadora, médica-herborista-fitoterapeuta-amante da natureza, pintora-desenhista de iluminuras (postagem), conselheira, poeta.

Uma visionária _ vidente espiritual _ "sibila do Reno". Mulher de inumeráveis talentos, super dotada. Para ela tudo está interligado _ Homem e Universo.

Algumas frases do mais alto significado _ visão de mundo/interior:
“O homem é como um espelho, uma imagem do Universo”
"As visões que tenho, não as tenho dormindo, sonhando, nem são sinais de loucura. Eu não as tenho com os olhos, nem as ouço com os ouvidos, mas enquanto estou desperta e alerta: elas vêm a mim através dos olhos do espírito e dos ouvidos interiores, de acordo com a vontade de Deus".
“A vitalidade dos elementos terrestres vem do Criador, É este vigor que nutre o mundo aquecendo, umedecendo, firmando cobrindo de verde.

“O microcosmo como homem nu encontra-se no círculo de ar, que circunda a Terra e com as medidas de seus membros alcança o sistema das esferas que por sua vez são abarcados pelo macrocosmo”.
“O que é vivo desde o início abraça seu amor e na bondade, com os braços abertos, todo o cosmo e assim traz no seu coração o mundo grande e o mundo pequeno com todos os seus elementos. No meio do mundo está o homem sobre a sua terra”. “As linhas que partem de todos estes elementos representam influências celestiais sobre a figura microcósmica central”     
          "O ar soprando em todas as direções serve às criaturas".
“A forma redonda do firmamento é encontrada na forma redonda do rosto humano. As dimensões exatas e rigorosas do firmamento correspondem às mesmas dimensões da cabeça do homem” (espécie – homem e mulher).
“O Universo um grande ser (humano) e nós pequenos seres”

“Como a emoção agita o coração por alegria ou por dor, os humanos sofrem novos processos de aglutinação nos pulmões e no peito, e, deslocando-se para cima até o cérebro saem do corpo através dos olhos sob forma de lágrimas”

 Meditações _ Hildegard von Bingen

Assim como o círculo acolhe tudo
que está dentro dele,
também a Divindade a todos acolhe. 
Ninguém tem o poder de dividir
este círculo,
de ultrapassá-lo,
nem de limitá-lo.
--------------------------------
Foi-me dado contemplar
o brilho maravilhoso da roda...

Em sua onisciência e onipotência,
    a Divindade
    é igual a uma roda,
          um círculo,
          um todo,

   que não pode sem ser entendido,
   nem dividido,
   não tendo nem princípio nem fim. 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Quem são os profetas?
São pessoas régias
que compreendem os mistérios
e veem com os olhos do espírito.
Dizem o que pensam, iluminando
                   a escuridão.
São claridade viva e penetrante.
Florescem apenas
no rebento enraizado
na iluminação profusa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Fonte: Livro das obras Divinas, Causae et curae, Scivias/ Paulus, 2015. / Meditação com Hildegarda de Bingem _ Ed. Gente, 1993/ Hildegard de Bingen _ Régine Pernoud _ Rocco, 1996. Artigos vários.

---postagem Martha Pires  Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: