domingo, 26 de maio de 2019

Flores do Bem - Vício de Leitura

      Não fui precoce em leituras na minha primeira infância, mas do momento em que descobri, ainda bem jovem, o fascínio que é um objeto chamado LIVRO feito de palavras; sujeito, verbo e predicado, repleto de ideias, com milhões de experiências vividas, por seus autores, e escritas, redigidas, com intensidade, nunca mais o abandonei. LIVROS - Vício com Amor, com certa Paixão. Muitas são as vertentes, plurais caminhos, mas tem que ter profundidade, exercícios do pensar, refletir. Mergulhos abissais.
      Em movimento desejo reler a Ética de Baruch Spinoza (1632 -1677) de origem família judaico portuguesa. O prazer, unicamente, da leitura sem pretensões maiores. Certo desejo de apreender em profundidade sobre sua visão de extensão, eternidade, totalidade.

 Tradução de Tomaz Tadeu, Autêntica Ed., BH, 1913.
Postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida
padroeira do Brasil,
bondade e amor incondicional,
olhai por nós, as mais despossuídas/os, 
marginalizados, degredados,
flagelados, explorados, esquecidos.
Olhai o povo deste país, Brasil.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 21 de maio de 2019

Astrologia _ o Sol em Signo de Gêmeos 2019

Início do percurso do Sol no Signo de Gêmeos - Mapa do Céu - Natal, hoje, 21 de maio.

  As características gerais deste Signo - Gêmeos - ver aqui mesmo no Blog coluna - ano passado - 21 de maio de 2018.
Signo de Gêmeos

Mercúrio regente do signo de Gêmeos 

- Rafael gravura.
--postagem martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Liberdade de escrever – mulheres, fêmeas, femininas.


     
Inanna Suméria, 3.800 a. C. / Istahr babilônia, 2.800 a. C. 
Apolo e Dafne - Gal. Borgehse.

Museu A. Rodin
Liberdade de escrever – mulheres, fêmeas, femininas.
      Em processo movimento perverso de rebaixamento em todas as áreas estruturais, sociais e humanas. Uma delas me chamando mais atenção, neste momento -  degradação da MULHER como puro objeto de servilismo e prazeres carnais para bestas de baixíssimo nível intelectual-humano. Somos MULHERES, seres de natureza mais sensível, não nos rebaixemos. Atentas, sejamos altivas e nos colocando como pessoas igualitárias e livres, amorosas e corajosas, sempre. Nossos corpos e coração, jamais devem ser objetos de escárnio de homens-vermes insignificantes, machistas covardes e degradantes. Somos companheiras de Vida ou simples Amigas. Tenhamos Alegria de sermos Mulheres.
Impressionismo alemão -Adolf Erbslöh, 1910.   
  HOMENS dignos e inteligentes, corajosos, de caráter e bem formados como pessoa humana, se façam presentes, juntem-se a nós mulheres, todas - somos UNIÃO afetuosa.  Na Vida, comportamento humano, não importa as opções sexuais, importa sim, a dignidade humana, a dignidade humana. A dignidade Humana.


 Matisse por toda a primeira metade do séc. XX criou belíssimas obras - corpo feminino - óleo, desenho, colagem.
      A vulgaridade sexual despotencializa, enfraquece o corpo, as células. Só a amorosidade afetuosa é afrodisíaca e saudável!
-- postagem martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Liberdade de escrever – um homem chamado Pedro Maria Casaldáliga

 Liberdade de escrever – um homem chamado
                 Pedro Maria Casaldáliga
      Incontáveis os desastres de religiosos e religiosas em nome da cristandade. Incontáveis os horrores e barbáries ao longo da História! Entretanto não foram poucos os mais admiráveis seres humanos que se revelaram heroicos e revolucionários, há mais de dois mil anos, em nome de Jesus da Galileia, Cristo, redentor da humanidade!
      Tive forte influência ou afinidade com muitos cristãos e cristãs ao longo de minha vida. Aqui venho me deter num homem que escolheu viver no coração do Brasil, realizando coisas inacreditáveis pelo bem comum, em especial aos mais degradados, desvalidos, esquecidos, oprimidos, invisíveis marginalizados, em São Félix do Araguaia, MT, desde 1968 – o espanhol catalão, Pedro Maria Casaldáliga, que se tornou Bispo mantendo-se despojado de quaisquer aparatos por opção. Vivendo na mais severa pobreza, na radicalidade política-religiosa, sem perder a doçura afetiva. Humano por excelência, jamais se ocupou em converter as pessoas à fé cristã. Seu testemunho sempre exemplar! Poeta, místico, revolucionário e profeta. Incansável defensor das causas dos índios. Juntava em seu entorno as irmãs e irmãos pretos e brancos e dizia: “café com leite ou nada”. É dele o estarrecedor dito: ”Maldito seja o latifundiário, salvo os olhos de suas vacas”. 

      “Y la amargura o la tristeza no  niegam la esperanza; a purifican, le dan su razón de ser desde abajo, la multiplican repartiéndola”, em CLAMOR ELEMENTAL - Ed. Sigueme, Salamanca, 1971 – poesia.       
      Com prazer e espanto, a cada página, leio o livro corajoso de Ana Helena Tavares – UM BISPO CONTRA TODAS AS CERCAS, Gramma Ed., 2019 - contem fotos admiráveis.
 -- postagem martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

terça-feira, 14 de maio de 2019

Frei Betto sobre o Brasil - maio 2019


Escalada contra a democracia
Artigo de Frei Betto*
foto UOL SP.
– publicado no jornal O Globo - 11 de maio de 2019.

Não faço parte do time das pitonisas. Prefiro guardar o pessimismo para dias melhores. Contudo, prevejo tempos difíceis para o Brasil, a menos que a nossa indignação se transforme em mobilização. Pelo andar da carruagem, nossa frágil democracia se encontra ameaçada, e nossa liberdade de expressão, amordaçada.
Os sinais não são promissores. Nada indica que a economia brasileira sairá em breve do atoleiro em que se encontra. O número de desempregados passa de 13 milhões. As previsões do PIB de 2019 encolhem a cada novo balanço. No início do atual governo, acreditava-se que cresceria 2,2%. Agora, se prevê 1,7%. O Brasil retrocede.
Ainda que alguma reforma da Previdência seja aprovada (sem afetar os privilégios do andar de cima, é claro), nada indica que virão do exterior investimentos substanciais. Nosso país está desacreditado. Quem se aventura a embarcar em um navio avariado? E há outras opções mundo afora para os investidores. Preferem multiplicar seu capital em economias robustas e confiáveis.
Como se sentir seguro sob um governo que a cada dia se desdiz? Em menos de cinco meses, desacreditou as próprias promessas de campanha. O corporativismo e o viés ideológico falam mais alto que a competência. Ministro que se preze deve vestir a farda de recruta e engolir a seco as ordens do comandante. Não se admite o contraditório, o pluralismo, o debate democrático.
Dança-se ao ritmo leninista: um passo à frente, dois atrás. A embaixada brasileira transferida para Jerusalém permanece em Tel Aviv. A soberania do país se dobra à suspensão unilateral de vistos para estadunidenses. A cultura é sufocada pela falta de recursos. As ações da Petrobras e do Banco do Brasil despencam, porque o governo "não intervencionista" veta o aumento do diesel e a publicidade do banco.
A grileiros, desmatadores e invasores de terras indígenas é concedida licença para matar. Aos milicianos se faz vista grossa. Aos corruptos amigos da família, silêncio. O que ao pai, movido a arroubos, não convém manifestar, ao filho é transferida a tarefa, ainda que ofensas ao general eleito vice do capitão.
O desmonte é geral. Conselhos federais são extintos; não há médicos em muitas localidades antes atendidas por cubanos; disciplinas que ensinam a pensar, como Filosofia e Sociologia, são riscadas dos currículos; milícias são toleradas; índios são recebidos em Brasília, não por autoridades abertas ao diálogo, mas pela Força Nacional, como se um bando de feras evadidas da selva ameaçasse avançar sobre o Planalto.
O clima é de repúdio à democracia. Até quando o STF e o Congresso Nacional serão tolerados? E a liberdade de imprensa? Oitenta tiros do Exército assassinaram dois cidadãos inocentes, e o fato é considerado irrelevante.
Pelos corredores do governo disseminam o medo e a insegurança. O ministro da Economia fala em obter R$ 1 trilhão com as reformas, e horas depois o presidente reduz para R$ 800 bilhões. O secretário da Receita Federal acenou com novos impostos e foi desautorizado no dia seguinte de sua entrevista. A lei do silêncio impera. Quem pretende se agarrar à sua boquinha no governo que trate de fechar a própria. O atual governo sabe destruir, mas não sabe construir.
As pesquisas comprovam que a aprovação ao Planalto despenca a cada mês? Ora, puro "fake", clama o governo. Ele garante que a aprovação, como ótimo, é de 98%! Exceto para 2% de gente envenenada pelo marxismo cultural. Gente que não respeita a família, ainda que o acusador tenha tido três. Gente que é a favor dos direitos dos homossexuais e contra a liberação da posse e do porte de armas.
O rei está nu. Mas não convém admitir isso em público. Cada cidadão que cubra seus olhos indignados com as cores vivas dessa policromia ministerial em 22 tons de cinza.
* Escritor, ativista, religioso.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Exposição coletiva - Galeria ZAGUT

Amanhã, sábado, dia 4 das 11h às 13h estarei
 na Galeria ZAGUT
 para abraçar e ver Amigos e Amigas com prazer. 
Estarei presente dia 7, terça-feira, das 16h ás 18h.
Shopping Cassino Atlântico
Av. Atlântica 4.240 loja 315
Copacabana - Rio de Janeiro - Brasil.
Mostro desenho -  sinuosos fios de cabelo e aquarela
- com artistas de primeira linha.
Arte não é mistério > é realidade.



Exposição 24 de abril a 7 de julho de 2019 -