Páginas

domingo, 5 de março de 2017

Casa das Palmeiras - Terapêutica Ocupacional

Meus amigos sabem o quanto me ocupo e me pre > ocupo com os clientes, pessoas enigmáticas e supersensíveis que frequentam a Casa das Palmeiras.
- Espaço para ser mais conhecido e amado - 
O que é a Casa das Palmeiras?
“A Casa das Palmeiras é um pequeno território livre”.  
Nise da Silveira
Casa de convívio afetivo, emoção de lidar -
Criatividade, pesquisa e ciência. 
 Produção das atividades plásticas - liberdade de expressão.

           
            A Casa das Palmeiras é uma Associação Civil. Instituição de reabilitação com Terapêutica Ocupacional, Emoção de Lidar, em regime aberto. Idealizada por Nise da Silveira, fundada por ela com a colaboração da psiquiatra Maria Stela Braga, uma assistente social, uma educadora e da artista plástica Belah Paes Leme em 23 de dezembro de 1956.

         A Casa não segue padrões convencionais de reabilitação psiquiátrica. É um pequeno território de relações humanas, de convívio afetivo, de criatividade, de pesquisa e ciência, onde os clientes têm a oportunidade de, espontaneamente, realizarem seus trabalhos expressivos lhes facilitando a entrada em contato com a vida.
        A Casa das Palmeiras sobrevive de doações dos Familiares, Sócios, Padrinhos e Madrinhas, e, generosidade de Amigos/as.
        Método inspirado na prática Terapêutica Ocupacional a partir da observação com os próprios clientes e enriquecidos com a Psicologia Analítica de C. G. Jung.
         “Quando existe um alto grau de crispação do consciente, muitas vezes somente as mãos são capazes de fantasia. Elas modelam ou desenham figuras que são muitas vezes completamente estranhas ao inconsciente.” C.G.Jung, cw13, 17.
        Nise da Silveira foi pioneira na aplicação das atividades plásticas como método terapêutico, efetivo, tendo o desenho, a pintura e a modelagem como “carros chefes” no tratamento aos clientes em grave estado psíquico e afetivo.
       Outras atividades expressivas: xilogravura, Artes aplicadas (bordado, crochê, tricô, tapeçaria, bijuteria, costura, tear), jardinagem, arranjo floral, encadernação, música, dança, poesia, expressão corporal, contos de fada, teatro, lanche, passeio, cinema, clube Caralâmpia, grupo cultural, jornal, festas e outras criações afins. 
         Palavras de Nise da Silveira:
          “A pesquisa e o estudo a partir das vertentes imagísticas estão apenas começando. Somente o ponto do iceberg despertou. A partir do século XXI, os interessados neste assunto devem se dedicar intensamente, pois, das imagens surgirão não só revelações sobre o corpo psicológico e físico, como descobertas das potencialidades mentais dos seres humanos. As descobertas futuras sobre o inconsciente revolucionarão a história da raça humana.”
          Visitem esta Casa de afeto e acolhimento // Contas na Secretaria
          Rua Sorocaba 800 - 22271-110, Botafogo, Rio de Janeiro. Tel. (21) 2266-6465 (inf.: segunda à sexta-feira - 13h30 ás 17)     

Doações são bem vindas – qualquer quantia // Clientes e todos agradecem.
Casa das Palmeiras
CNPJ – 33.808.486/0001-48
Banco Itaú – Agência 9161 // Nº 09906-5
-----

Nenhum comentário: