sábado, 19 de abril de 2014

Mais uma vez, Feliz Páscoa!


Feliz Páscoa repleta de beleza e significado simbólico!
“Purifiquemos nossos sentidos e contemplaremos com a luz inacessível da Ressurreição de Cristo resplandecente”- João Damasceno (+749)

A Páscoa representa a esperança, a vitalidade e a alegria pela conquista cotidiana. No nosso dia a dia, simbolicamente, podemos ver na Ressurreição a vitória real sobre o sofrimento, as dificuldades, as doenças, as frustrações.
“A fé na ressurreição não se reduz a uma simples interiorização existencial ou a uma transformação social, mas ela é uma radicalização da fé no Deus criador: a ressurreição significa a vitória real sobre a morte, vitória que devemos a Deus, de quem o fiel espera tudo, aí compreendida a realidade última, a vitória sobre a morte”. Hans Küng, 1996.
Páscoa não é ovinhos de chocolate com papeis celofanes, nem ovos pintados e coloridos,  nem é coelhinho. Representações simbólicas de fertilidade! Páscoa é a mais importante festa da tradição cristã. Comemora-se o avanço, no processo histórico da humanidade, do estado de escravidão para a liberdade, da morte para a vida eterna. Páscoa é ressurreição! Vitória sobre a morte!

 O Dia da Ressurreição S. João 20, 1.18.
Mulher por que choras?
Leitura: Mt. 28,1.8 / Mc. 16,1.8 / Lc.24,1.11 / Mt. 28, 10+
 Ícone
Cristo Pantocrator, Mosteiro de Santa Sofia, Istambul, 1261.
______________________________________

Nenhum comentário: