Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Raphael Domingues. o mago das linhas puras

Raphael Domingues - desenho
 bico de pena / nanquim.
4 artistas do engenho de dentro MAM - RJ - 1970

foto - mpf - 1979
Raphael Domingues Filho,1912 -1979, o homem das profundezas da solidão, foi um ser humano de especial presença em minha vida, dos anos de 1969, quando o conheci, até sua morte em novembro de 1979.
Raphael, entre os maiores dos traços em linhas puras, deixou para a história das Artes Plásticas do Brasil, extraordinária obra imagística como desenhista. Entretanto para Dra. Nise da Silveira, psiquiatra que o acompanhou por longos anos - interno no Hospital, Engenho de Dentro - o que a movia, essencialmente, era entender, conhecer, o que se passava nas estruturas básicas de seres humanos enigmáticos com doenças psíquicas, as mais graves. Entre estes Raphael Domingues.
O trabalho criador, espontâneo, para Nise da Silveira, é o caminho para a revelação e compreensão da vida que emerge das profundezas do inconsciente, e, prova contundente de que não existe embotamento afetivo nas raízes do ser humano, diagnosticado esquizofrênico.
Em meados de 1973, por informações que obtive da família, época em que trabalhei ao lado de Raphael, com presença catalisadora de afeto, me certifiquei que Raphael nasceu em 1de julho de 1912, às 2h da madrugada, em São João da Boa Vista, Estado de São Paulo. Estava curiosa por levantar seu Mapa Natal, Astrológico. E assim o fiz, e agora publico, aqui, na minha página virtual.
Neste mês teremos a oportunidade de ver as obras de Raphael expostas no Instituto Moreira Salles/ Rio de Janeiro. Estejam atentos, à visitação, a partir do dia 15 de julho a 7 de outubro de 2012 - exposições:
Raphael e Emydio: dois modernos no Engenho de Dentro
Nise da Silveira: Caminhos de uma psiquiatra rebelde.
foto - mpf - 1979
mapa natal - astrológico - Raphael Domingues 1/07/1912, às 2h., São João da Boa Vista, São Paulo.
Raphael - bico de pena s/d - 47x31cm.
A cruz e seu Simbolismo, pg 137 - O Mundo das Imagens - Nise da Silveira -
Editora Ática, 1992
        “A pesquisa e o estudo a partir das vertentes imagísticas estão apenas começando. Somente o ponto do iceberg despertou. A partir do século XXI, os interessados neste assunto devem se dedicar intensamente, pois das imagens surgirão não só revelações sobre o corpo psicológico e físico, como descobertas das potencialidades mentais dos seres humanos. As descobertas futuras sobre o inconsciente revolucionarão a história da raça humana.” Nise da Silveira._____
Em breve, aqui, meu relato publicado em 1975 no Quaternio -  revista do Grupo de Estudos C. G. Jung, RJ - Meu contato humano com Raphael.

4 comentários:

Julia Andrade OFICINAS DE INDIVIDUAÇÃO disse...

martha, fiquei curiosa sobre o mapa astrológico de raphael. vc publicou?

Anônimo disse...

Escrevi bastante sobre Raphael com quem convivi e trabalhei por um bom tempo. Dra. Nise publicou um artigo meu sobre ele em 1975 - Quaternio. Tudo arquivado. Sobre o Horóscopo (mapa), também. Quem sabe um dia!
abraço niseano,
martha

Giselle Domingues e Oliveira disse...

Prezada Dra. Martha, gostaria de saber quem foi o familiar que lhe deu essas informações. Sou sobrinha neta de Raphael Domingues, e, até onde sei, ele e meu avô nasceram no bairro do Brás, em São Paulo. Minha bisavó teve todos os filhos em casa, motivo pelo qual a hora da certidão é imprecisa.

Martha Pires Ferreira disse...

Prezada Giselle, fazem tantos anos, mas tenho na mente a informação bem guardada. Início dos anos 1972/73 telefonei para São Paulo. Número obtido no MII. Fiquei um tempo conversando com uma pessoa amável que depois de um tempo, me deu essas informações.. Afirmou a hora possível. Apenas confiei. E verifiquei a coincidência sem dúvidas.