Geraldo Edson de Andrade
Rio, Inverno de 2008.
Eis uma artista que se define desenhista. E ela o é, na acepção. Na sua longa carreira artística, iniciada em 1967, no 1° Salão de Ouro Preto, nunca se viu outra linguagem de Martha senão o desenho. Ela é, portanto e por direito, uma operária da linha e das formas. Por mais que experimente outros caminhos, como a astrologia e o ensino, matéria que lhes são afins, ela jamais deixou de lado o bloquinho de anotações para documentar suas impressões de tudo que passa a seu redor.
Desenhar não é fácil. Enganam-se quem pensa o contrário. Ele é base fundamental para qualquer linguagem da arte, pois concentra o intelecto e a técnica que, quando se fundem, proporcionam emoção a quem dele recebe sua mensagem.
Nesta sua nova apresentação individual, Martha Pires Ferreira abre o seu baú para se revelar publicamente uma despudorada desenhista sensível até dizer basta. O bico de pena, o nanquim, as cores dos lápis, as manchas aquareladas, os suportes inusitados, como os selos postais, os envelopes recauchutados, cabelo, crina, pelos de animais, instalações, tudo é absorvido pela sensibilidade da artista que, com a liberdade que a caracteriza, dá vazão à sua incontrolável criatividade.
Tudo é desenho na sua mais evidente manifestação de uma artista em querer romper a flexibilidade da linha e seu conseqüente grafismo num exercício pessoal quase confessional de suas inquietações como ser humano.
Personalíssima como desenhista, Martha Pires Ferreira, residente atávica do bairro de Santa Teresa, ainda alia à sua personalidade, uma suave veia poética. E é através dela que vê o mundo a seu redor.
Galeria Mauá /Rua Monte Alegre 277 - Santa Teresa, RJ
(55 - 21) 2507-5352
Bico de pena, aquarela e selos.
Exposição: 16 de setembro a 3 de outubro 2008
3ª a 6ª das 14h às 18h.
--postagem martha pires ferreira
--postagem martha pires ferreira
Um comentário:
Martha querida,
"Revelando-se por inteiro" é tão próprio! Lindo! Sensibilidade falando de sensibilidade! Perfeito!
Vim aqui deixar meu carinho bem expresso. Meu abraço bem apertadinho e o desejo de que tenhas um dia glamouroso amanhã! Tanto quanto a tua ímpar e exuberante personalidade!!!
Martha, vc é um espetáculo de pessoa! Amaria poder me deliciar, ser encantada com a exuberância e delicadeza de suas telas ao vivo e a cores, mas não poderei! Vim aqui então me fazer presente e dizer que estou torcendo por ti!!!
beijos e que tua exposição traga alegrias mil que acariciem muito, muito, teu coração!
Parabéns!!!
denise
Postar um comentário