terça-feira, 31 de março de 2020

Urano – Senhor dos Espaços

        O planeta Urano foi encontrado em 1781, símbolo da evolução, auto liberação, criatividade. Senhor mitológico, surgiu do caos e dominou os espaços cósmicos. Amoral e anárquico, imprevisível e original transcende regras estabelecidas.
    Indica sentido de grupo, amizade, projetos, planos utópicos e revolucionários. Vangard por excelência.
    Sentido de totalidade, hierarquia de valores. Transformações profundas.
     Rege as máquinas, as invenções tecnológicas, a experimentação de toda ordem, assim como as descobertas científicas. Avanços, progresso, evolução da humanidade. Senhor da imensidão do Cosmo.
     Urano é atribuído ao signo de Aquário, elemento Ar – seu ciclo é de 84 anos e sete dias em torno do Sol. Regente decisivo do ciclo da Nova Era da Humanidade. Guardião da Astrologia e da Astronomia.
Urania _ a deusa do Firmamento. 
Vitral - Observatório Nacional, RJ.

    1776 _ (signo de Gêmeos) Aparecimento da máquina _ ferramenta. Aplicação comercial.
       1784 _ (signo de Câncer) Surge a máquina a vapor _ forma social fixa. Uso geral e não mais específico, apenas. Patente universal.
     1860 _ (nesta década – signo de Gêmeos) Padronização da máquina ferramenta. Máquinas que fazem outras máquinas. Convergência tecnológica. Produz os bens de consumo duráveis.
       1940 _ (signo de Touro) Surge o computador. Não visa energia e sim informação.
      2024 _ (em seu ciclo de 84 anos se encontra no signo de Touro) _ o que nos espera? O mega Supercomputador _ redes 5G / 6Gigabytes? _ (anti privacidades?), Inteligência artificial, sem afeto, sem emoção?

       
   Perplexos/as, trabalhamos, nos esforçamos a nos depurar a cada dia como “Flechas para a Evolução” como nos dizia Teilhard de Chardin. Aguardamos das forças abissais do interior da matéria, no fervilhar do Vaso Alquímico_ Opus Alquímico neste Nigredo, depois do Albedo e por fim do Rubedo a realização final do Opus Alquímico; o Tesouro escondido nas profundezas da Matéria, isto é, a Felicidade no Coração do Mundo, a Era da Sabedoria _ o que toda a humanidade deseja, quer e se esforça. O que conta não é a insensatez dos alienados, primários, mas a grandeza de alma dos muitos conscientes e lúcidos, generosos e doadores de si por um Mundo Pleno e Harmonioso. Os grandes seres humanos trabalham meio ao silêncio, tecem na mestria do tempo sem perder a meta.
      Urano, eletromagnético, simbolicamente, é potência criadora para novos horizontes, para uma Nova Era Civilizacional. 
     Interessante é a Espiral que nos remete ao ciclo da vida de 84 anos, aproximadamente, e, se identificando com Urano.
       















Escrito em 1982 e ampliado em 30 de março de 2020.
                      Martha Pires Ferreira.
____________________________

Nenhum comentário: