sexta-feira, 20 de março de 2020

“Basta de Progresso” grito do Vírus COVID-19 // ISOLAR-SE


Sim, o Mundo social quase parado, nos dias 17 e 18 de março, último, como se previu. E, agora, em seguida parando, parando, para evitar que chegue, até nós, este Vírus terrível _ Covid-19, invisível como o Ar que respiramos, e, que se alastra sem pedir licença, de Norte a Sul, de Leste a Oeste _ uma praga do progresso civilizatório, dos abusos de altos poderes, das ganâncias sem fronteiras. BASTA de avanços industriais e tecnológicos, e, que na ciência se vise o sentimento, a humanidade, a sensibilidade, a amorosidade. A ciência, sozinha, não dá conta das necessidades essenciais, interiores, da espécie humana. A ciência não pode deixar de levar em conta o afeto humano.
Medonho vírus covid-19, resultado das barbáries sem limites, dos abusos da atualidade.
Ninguém estará imune nesta travessia, desde os operários às servidoras domésticas, os professores ou ministros, governantes e empresários, índios ou detentores de poderes e fortunas, o vigarista ou o inocente campesino, a mulher parasita etiquetada ou o cafetão sem escrúpulos, o sacerdote e a beata alienada, o filósofo empanado, o físico ou cientista que cospe verdades em nome da ciência _ Todos impotentes, temerosos, são chamados a ISOLAR-SE _ o Chão da nossa casa comum é um só – Planeta TERRA. Uma única saída neste instante _ ISOLAR-SE.
Momento de recolhimento, quarentena, e, este período será de médio prazo ou mais, porque nada será sanado milagrosamente, mas por/com o esforço constante de toda a Humanidades, espécie; ciência e humanidade, conhecimento e generosidade fraterna _ estamos todas/todos juntos.
Estancar o vírus, neste momento, é RESERVAR-SE, ISOLAR-SE.
Amar nossos recantos da casa e desejar que todos e todas as pessoas tenham onde se aquietarem, recolher-se, silenciar-se evitando contaminação, com respeito à saúde, à Vida.
É aconselhável o silêncio e respeito profundo à vida. Voltar-se internamento para o coração sensível, confiar na existência que sabe melhor que cada um de nós. Ter esperança, no ISOLAR-SE, de estancar este vírus infeccioso _ lavar bem as mãos, higiene, cuidados pessoais, indispensáveis.
Desejar que os lírios nasçam do pântano, isto é, que uma nova consciência civilizatória brote no coração do Mundo como um Fogo ardente em fraternidade, beleza e criatividade sem exageros, na simplicidade do dia a dia.

Martha Pires Ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: