segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Reflexões, cada um com sua visão de Vida _ Morte _ Deus

 Sempre me acompanharam três questões fundamentais da existência _ 

Vida, Morte e Deus __ liberdade no pensar e intuir. 


Vida _ fomos chamados a existir, a ter vida no seio da criação. Por essência fomos impulsionados a surgir, há milhões de anos, como seres humanos no campo da matéria, Planeta Terra _ crescendo em corpo físico, consciência e sensibilidade emocional. Convite à preservação e cuidados com alteridade, com Amorização afetiva _ em torno da Mãe Natureza que nos alimenta e acolhe, que impõe cuidados e preservação. Nossa função essencial é sermos humanos, como tal, adquirimos a capacidade de pensar; escolher, discernir, diferenciar, amar, evoluir.

Morte _ percepção do destino vital; finitude física, matéria; corpo, moléculas, células. Dissolução. A decisiva passagem à incógnita natureza desconhecida _ anseios, desejo de encontro fundamental, pessoal, com a fonte primordial da existência. Vazio _ o nada insolúvel. O nada que é tudo, vida que é plenitude. A morte um confronto decisivo na travessia do ontem, tempo implacável, presente, aqui e agora, para o amanhã eterno. Não satisfaz de todo, nem é resposta absoluta, o apenas, ter lido sobre Jesus de Nazaré, o mestre da Galileia, o rebelde e jovem revolucionário que mudou a história do Ocidente, que revelou o sentido maior da existência ao ressuscitar para a eternidade. Não basta ler é preciso apreender, por dentro, no coração e nos sentidos, toda a verdade revelada, tanto física como espiritualmente. Importante sabermos que outros seres humanos, no Oriente, tidos como santos, abordaram esta mesma questão sobre a vida e a morte, de uma outra maneira de apreensão do conhecimento, em particular, pelas vias das observações interiores, meditação profunda. Ocidente e Oriente alcançam visão, essencialmente, convergente quanto ao confronto, encontro com a verdade. Refletimos sobre a morte quando amamos intensamente a Vida _  a Vida desconhece a morte, por ser Vida. A morte física_ encontro decisivo com a fonte da existência _ utopia possível de ser realidade absoluta, indiscutível.

Deus _ Tao _ a presença, o mistério insondável _ o incomensurável sem medidas, sem limites, sem respostas, apenas apreensão direta, além do intelectual _ pura espiritualidade na entrega à abissal radicalidade do dar-se. Expansão da inteligência pelas vias do coração sensível ao todo que nos transcende. Vivemos diante do grande Mistério que podemos denominar de Divino _ Desconhecimento _ somente assimilado pelas vias intuitivas. O incognoscível manifesta-se na criação em potências na matéria; mineral, vegetal, animal _ alheio às dicotomias do mal e da bem, noite e dia, sombra e luz. A matéria bruta e frágil que somos se realiza deixando integrar-se no Cósmos, se aproximando do consciente Todo indivisível. Tudo é o Uno sem polaridades antagônicas, sem divisões. Todas as múltiplas dimensões da criação, na visão da totalidade, subsiste na Beleza que se revela no coração da matéria, no Todo que é essência pura, Una.   

            Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~  

2 comentários:

Nacif disse...

Feliz 2022.Forte abraço. Guilherme Nacif

Martha Pires Ferreira disse...

Para você, vocês/família, o mesmo com muito carinho
Martha