terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Potência criadora, o numinoso.

 Liberdade de escrever _   o numinoso.

Como despertou a misteriosa presença do numinoso, indizível, em nada poderia expressar de concreto. São raios de luminosidade que, por instantes, habitam o profundo silêncio da alma _ nem tem um como. Quando se dá mais importância aos valores das virtudes, sem se colocar, jamais,  acima de quem quer que seja, e, se passa a viver, naturalmente, a compaixão, misericórdia, justiça, verdade, domínio de si, retidão, sabedoria em tudo que nos cerca, sem perdermos o tônus da fragilidade humana, que sempre erra por sua imperfeição, a potência criadora se revela plena em ternura e delicadeza. É quando se atingiu altíssima vivência que só o Amor incondicional, em sua profundidade, pode revelar com deleite à alma receptiva, na passiva postura que em nada se faz desejar ou esperar. É um auscultar nas trevas.

A potência criadora, inominável, que denominamos Deus, Brahma ou Tao _ Desconhecido absoluto _ se manifesta presença real nas coisas mais simples e banais, desde um raminho verde nascendo entre pedras às fortes tempestades celestes:
Se olho a flor, Ela está ali.
Se caminho pelo chão árido de terra, se observo paralelepípedos ou musgos no muro de pedra, Ela está ali.


Se bebo água descontraída ou sinto o fogo da vida, Ela está presente.
Se banho meu rosto suado, tomo um café, faço um desenho, arrumo a estante de livros ou se passo pelas ruas e comprimento miseráveis despossuídos sentados nas calçadas, e nada posso fazer, mais do que ser delicada, Ela está ali.  
Se meu cansado corpo adormece e desperto nas manhãs, caminho com a luminosidade solar, Ela está em mim.
Se contemplo o firmamento e sensível mergulho em seus recantos insondáveis, Ela está presente.
É preciso simplicidade, despojamento interior e deixar que a vida se revele em sua grandeza, nos conduzindo a níveis mais refinados, mais elevados de consciência, entendimento. Os erros e acertos de terceiros não nos dizem respeito. Cuidados ao julgar. Resistir ao mal, sim, com alteridade, postura e coragem ética. Não nos deixarmos tocar por valores menores, insignificantes, projeções desqualificadas sobre nossa pessoa. Manter-se no eixo próprio. Não nos irritarmos perante vícios ou crueldade alheia, advertir se for o caso. O bom exemplo é a mais sábia postura.
Se me silencio terna ao que nada sei, nada possuo e nada sou, mais que ser humana, Ela _ a potência criadora _ está presente.
Martha Pires Ferreira 2020 / revisto 2021.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~                      

Nenhum comentário: