sexta-feira, 29 de março de 2024

Paixão de Jesus Cristo, o Nazareno

 


Caravaggio, de 1602 a 1610 _ Paixão de Jesus _ o mais revelador dos gênios imagísticos nas artes/paixão.  

      Jesus Cristo, que viveu na Galileia há dois mil anos, foi crucificado, porque não seguiu as normas rígidas da Lei imposta no Templo. Suas palavras induziam à liberdade de ser, ir e vir, sem amarras. Revolucionário que não usava armas (de fogo ou qualquer outra) e sim palavras para dar consciência clara à inteligência. Palavras firmes e fraternas, conciliadoras e sábias.  Jesus caminhava com marginais, despossuídos, curava os doentes, acolhia os párias, prostitutas, fariseus, desqualificados e miseráveis de todo gênero, sem exclusões. O que pregava? Amorosidade, igualdade entre todos, solidariamente. Repartia o pão e o peixe entre todos.

      Cristo um Mito? Para alguns, pode ser, mas sem dúvida a mais elevada figura humana de toda a história do Ocidente.

      Caifás, que entregou Jesus, e, Pôncio Pilatos, que lavou as mãos, instigaram, indiretamente, o povo a ver neste Libertário um traidor perigoso para os poderosos. Deixaram o povo ignorante decidir. Condenado, injustamente, foi apontado como réu penal e martirizado. Jesus foi exposto às humilhações brutais e assassinado ao ser pregado, crucificado, numa cruz exposta ao relento.// Nota - aconselho duas obras contemporâneas – dos espanhóis - José Antonio Pagolla e José M. Castillo - JESUS, Ed. Vozes.

      Jesus de Nazaré, Jesus Cristo da Galileia, sentava-se para refeições com estropiados, marginalizados, deserdados, degredados, injustiçados, miseráveis e despossuídos, da mesma forma, com profunda compaixão, acolhia favorecidos de bens materiais. Não foi, jamais, um imbecil excludente. Afirmo _ atemporal _ sentou-se com POVOS INDÍGENAS de todos os recantos da nossa Terra comum. Ninguém é dono do Planeta Terra. Ao morrer cada ser vivo torna-se pó, mesmo sendo cremado será pó. Basta de ganâncias! “Vaidade das Vaidades, tudo é Vaidade!” // Bodas de Caná, 

        Jesus da Galileia, nasceu na palha (simbólico). Revolucionário sem armas, abriu as portas para a solidariedade, é Senhor no Cosmos _ Cristo cósmico! Repetindo _ Jesus caminhava com marginais, despossuídos, curava os doentes, acolhia os párias, prostitutas, fariseus, desqualificados e miseráveis de todo gênero, sem exclusões. O que pregava? Amorosidade, igualdade entre todos, indistintamente. Repartia o pão e o peixe entre todos. Foi um social-democrata.

___ Atenção: já publicado aqui _ retomo pela importância do tema.

  Santa Semana de Páscoa! Domingo _ Ressurreição!!

               Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: