sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Feliz epifania nasceu a Criança Divina! 6 de janeiro!

 
A chegada dos Reis Magos

Dia 6 de janeiro > rito Oriental do nascimento de Jesus, em Belém.

Comemora-se o dia dos Santos Reis Magos; Baltasar, Melquior e Gaspar; os Reis que anunciam ao mundo a chegada da Criança Divina. Evangelho de Mateus 2, 10 -11.

     Chegando a Belém guiado por um Stelium (grupo de astros), possivelmente Saturno, Júpiter, Marte, Mercúrio e Vênus, os Reis do Oriente ofereceram Mirra, Ouro e Incenso ao Menino Jesus. Felizes os que voam mais alto, onde a inteligência sutil nem alcança. Para João Crisóstomo (347-407) eram muitos, não apenas três, os Reis Magos, Astrólogos, casta respeitada vinda do Oriente, pérsia, África.

     Ouro – significando a realeza de Jesus; das trevas à Luz maravilhosa da Vida.

     Incenso – sinal de que a divindade se manifestou em forma humana, restaurador, redentor, da Vida.

   Mirra – Resina curadora. Essência perfumada. Ciclo vital; Nascimento, vida e morte; do reino das trevas para a Vida Eterna. 

     Os Magos representam homens e mulheres distantes da Antiga Aliança que o Novo Reino deve incluir > todos os seres viventes da Nossa Terra, Mãe Natureza. Riqueza simbólica de igualdade entre os povos, amor fraterno e doação de si sem exclusões.

Ó de casa, nobre gente, Escutai e ouvireis, Lá das bandas do Oriente

São chagados os três Reis! Quadrinha popular

Reis do Senegal seguem a Estrela _ riqueza simbólica

     “Mas por que foram encontrar Jesus? Porque, segundo a compreensão dos cristãos, Jesus é um princípio de ordem e de criação de uma grande síntese humana, divina e cósmica __ o título de Cristo, a Jesus, expressa esta convicção. Esta síntese se encontra, também, em outras religiões sob outros nomes: Sabedoria, Logos, Iluminação, Buda, Tao. Estes são os "ungidos e consagrados” (significado de Cristo) para serem um centro unificador de tudo o que há no céu e na terra. Mudam os nomes, mas o sentido é sempre o mesmo”. Leonardo Boff _ os Reis Magos ontem e hoje _ 2007.

Rei Baltazar _ Índio !
Albert Dürer _ adoração dos Reis
Veronese _Adoração dos Reis Magos Astrólogos!

   Minha mãe festejava dia de Reis todos os anos com bolo e prendas dentro! __ eu gostava de ver Folia de Reis com as visitas nas casas e cantoria.... Lindíssimo!

O dia 6 de janeiro é sagrado em minha vida!

Hoje, recebi de meu irmão a mais bela mensagem de Reis !!

   _ postagem __  martha pires ferreira.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: