terça-feira, 8 de março de 2022

Feliz dia da MULHER _ todo o Planeta canta o feminino!

      Homenagem às Mulheres do mundo, sem exclusões _ solidariedade absoluta, felicidade, realizações com alegria!

Mulheres que me marcaram

          Aqui em especial as mulheres formadoras de minha personalidade. Minhas escolhas, meus trajetos existenciais; homens e mulheres. Hoje, meu olhar é para as mulheres _ uma sinopse. 

          Mulheres que abriram portas para minha vida: minha mãe, Henriqueta, que me deu luz ao mundo, valores éticos e me habilitou às expressões sensoriais. 

                    Mãe, sempre mãe!

     Teresa d´Ávila - a via da mística, o amor divino.  Nise da Silveira - a riqueza que emerge do inconsciente, organização do pensar, a mitologia indispensável, a autenticidade com espírito libertário e doação aos mais feridos e degradados no emocional, a sensibilidade para com o eterno, infinitude da existência. Hildegard von Bingen - a espiritualidade cósmica; interesses múltiplos, artes e poesia. Marie-Louise von Franz – a riqueza dos contos de fada e o entendimento da alquimia. Margaret Hone - os cálculos técnicos astrológicos, conexões entre planetas, signos, elementos. Cecília Meireles - a poesia e o prazer do depuro na língua portuguesa. Clarice Lispector – as variantes insólitas do pensar, prazer da interioridade. Hannah Arendt - a ciência política a serviço do outro. Irmã Maria Emmanuel – inteligência cristã com humor altamente refinado, a exímia tradutora. Sant´Ana e Maria, mãe de Jesus de Nazaré - a simplicidade de se estar sendo maternas. Maria Madalena, a companheira, a que amou demais!  Penso noutras mulheres, sem marcas definidas, incluindo as que me ensinaram a ler, pensar, calcular e a escrever, a meditar _ as monjas carmelitas, sobretudo, e, interioridade, caridade, as freirinhas de colégio, assim como, minhas irmãs e tantas amigas fies de sempre que me abriram portas de percepção pelo convívio fraterno e solidário.

                              Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: