quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Liberdade de escrever – O Ser Humano e o planeta Terra

           

Gravura renascentista

            O Ser Humano não é o proprietário do Planeta Terra _ o Planeta é um bem comum a todos os seres da Criação.

O ser humano é um animal pelado na Natureza: a sua nudez é uma realidade. Nasceu, de repente, há milhões de anos no planeta Terra; pensa, sente, ama, realiza feitos surpreendentes ao seu bem estar, se indigna, sofre, batalha,  luta, se comunica, tem prazer em criar vestes apropriadas ao ambiente e sabe se enfeitar – é um artista, cientista, músico, poeta. É um criador constante em novas possibilidades ao longo da história. Cultiva a Terra, respira o Ar, se banha nas Águas, se aquece ao Fogo.

Não sabe, ainda, é administrar os bens da criação, as maravilhas do mundo, seus feitos com direitos sociais justos, com fraterna consciência humana. Virtude a ser conquistada por todos os povos, no futuro, com alteridade e inteligência mais evoluída em sua totalidade. Nada impedindo afirmar que cada cidadão/cidadã possa, por direito e dignidade, adquirir sua casa própria, seu habitat.

Estamos, como espécie, em desenvolvimento, não temos a ampla visão do fraterno senso de coletividade, do bem estar comum.  Somos em nosso estado atual, ainda, estreitos e autocentrados em nossos anseios pessoais, exclusivos. Estamos em processo de evolução, do pensamento, do afeto e da intuição, numa caminhada lenta e árdua; a única possível, capaz de nos libertar como seres viventes das grades do individualismo egocêntrico e sermos felizes com alegria na utopia paradisíaca _ aqui e agora _ com toda a humanidade.

 Martha pires Ferreira, tarde de 13 de outubro de 2020

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: