quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Reflexões na Pandemia _ Águas/Netuno _ Luz no horizonte mais distante.




                  Fonte Netuno - Praça em Madri 

             Estamos acompanhando o cortejo do Mundo _ leste - oeste, norte - sul. O Mundo é outro, queiram ou não, a página da História virou, mais rápida do se esperava. Algo no ar já havia tensões, certo peso na raiz dos acontecimentos, em geral,
insatisfações em todos os níveis do saber. Um anseio por mudar os paradigmas, os valores estabelecidos, insustentáveis.

Estamos no século XXI, outro milênio, outro caminhar.

Agora, teremos outras leituras a serem feitas com a atenção voltada para o Todo _ um Mundo que é nosso, de todos. O insustentável se degradou, por abusos de podres poderes. Urge movimentos das raízes, das bases essencialmente humanas a serviço do bem comum _ do coletivo humano para o humano. Lição que a Pandemia acelera. Caminhamos, vamos juntos _ sem esperar de governantes _ confiantes em nossas potências internas; nossa sede de acertar e vencer o monstro da miséria à nossa volta, vencer a pobreza reinante em todos os povos, a frieza da indiferença e do descaso aos valores mais nobres. Estamos juntos. Os “donos do mundo” tendo que se dobrar, se curvar. A noite é densa e escura, mas estamos juntos. A construção, obtenção, dos valores essenciais à vida, ao bem comum, é fruto de força tarefa conjunta, igualitária, solidária, participativa, afetuosa.

A Água nasce da fonte, límpida _ brota em pureza cristalina _ e se derrama, se junta às outras águas, torna-se um doce riacho e segue caudalosa como rio... se estende sinuosa até ao mar... alimenta a Vida.

Sejamos como as Água da Fonte límpida em doação contínua _ solidária, fraterna, sem medo e com alteridade. A luminosidade das águas em seu percurso se estende num horizonte distante, num percorrer contínuo, da fonte ao mar _ tempo e impermanência, temperatura.

Fonte Netuno _ Praça em Munique

Estou pensando no deus mitológico _ o impetuoso desbravador Netuno/Poseidon, senhor das Águas. Neste momento o planeta Netuno, com este mesmo nome, percorre o signo de Peixes 18º, seu domicílio no céu do Zodíaco _ simbolicamente atuando, irrigando, nas profundezas da matéria sensível, nas potências do corpo emocional, no cerne da natureza, nas raízes da terra e leito, borda, dos rios. Netuno nos convida às Artes, à música, à dança, ao maleável, à graciosidade, ao secreto, ao sigiloso. Pode ser aliado de ilusões, enganos, dissimulações, devaneios e abusos dos sentidos, sede exagerada dos prazeres, dissolução. Requer espiritualidade consciente e humanizada _ apreende o dom da graça, misericórdia e compaixão.

O coronavírus-19 invisível, silencioso, imperceptível. Real afinidade com o planeta Netuno e as águas de peixes. Um planeta isoladamente não expressa uma verdade – a leitura se faz por conexões, interações. Netuno se retira das Águas de Peixes em 2025, até lá muitas águas das fontes irão seguir seus percursos e alcançar o mar.

Luz no horizonte virá mais distante, em tempo, nada se solucionará num simples amanhecer do Sol. Caminhamos juntos, juntas. Anseios por uma dimensão fraterna espiritualizada, humanizada, afetuosa em níveis de consciência social mais elevados. 

                       Martha Pires Ferreira 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: