sábado, 10 de outubro de 2020

A Astrologia como Arte Analítica

                            Nascimento _ gravura, 1587
      Iniciando esta minha reflexão com a pergunta: o que são os astros?! As respostas podem ser as mais inusitadas dependendo do ponto de vista. Podemos responder que são todos os objetos que estão no Firmamento celeste, em constante movimento ou fixos, com ou sem luz própria, que são energias atuante no céu, no espaço infinito das galáxias, sem conhecermos toda a sua extensão.

O que nos atrai, como estudiosos do saber Astrologia _ na cosmovisão universo e partícula ínfima, Céu e Terra, macrocosmo e microcosmo, o infinitamente imenso e o infinitamente pequenino _ é o que está por trás de tudo isso; a essência mesma da vida, a razão de estarmos aqui neste Planeta, as centelhas das manifestações da Criação.

Mergulhando em profundidade apreendemos que o Firmamento é revelação de Amor, é doação de si. Os astros são recados sutis e concretos do mistério da Criação para a criatura. A Astrologia possui linguagem simbólica, própria. Etimologicamente, astro vem de Astra. Astrologia vem de Logos, razão, princípio mediador entre o mundo celeste sensível e o inteligível.  Astronomia vem de Nomia, o nome dos astros.

A Astrologia é um recurso, um caminho, para decifrar as razões profundas que movem a natureza, a vida no Planeta Terra, as questões primeiras e últimas da vida humana _ o caminho do ser humano em sua singularidade. É a via de que fala o Tao. Age como recurso no processo de individuação, nos possibilitando a oportunidade de nos conhecermos, realmente, quem somos, nosso eu pessoal; como sou, como estou agindo, como poderei estar agindo, com livre determinação?! Sim, o possível conhecimento do si mesmo e da própria natureza _ a vida terrestre.

O Mapa Natal, o Horóscopo, é traçado no momento em que se vem ao mundo, com a primeira inspiração e expiração do ar nos pulmões; tendo em vista o dia, o local e a hora do nascimento. Nada mais é que a radioscopia de nossa natureza; astrobiologia. Pode ser a análise de um momento dado; um fato, um acontecimento histórico, o início de uma nação, sua independência.

O conhecimento do Mapa Natal, Carta Natal, proporciona os meios mais eficazes para a tomada de consciência das nossas potencialidades inatas. Oferece a possibilidade de um verdadeiro progresso interior e exterior, com os inevitáveis confrontos de nossos opostos; claros e escuros, agradáveis e desagradáveis, positivos e negativos. O melhor e o pior que podemos reconhecer existir em nós mesmos; confrontos que nem sempre suportamos. A Astrologia, a análise do Mapa Natal, nos conduz à possibilidade de evolução mental e emocional, assim como os cuidados para se manter boa saúde física, corporal.

A Astrologia nos conduz ao alargamento de nossa consciência por auto determinação, por livre arbítrio. Um convite a sermos tal qual somos; autênticos, verdadeiros. Possibilita-nos a transformação e elevação consciente de nossas limitações, precariedade ou mesmo aspectos embrutecidos. Recursos para depurarmos num ou noutros aspecto de nossa natureza afetiva, para níveis mais evoluídos, para sermos mais humanos, mais completos em todos os sentidos.

O conhecimento profundo da Carta Natal é análogo a uma depuração alquímica; um deixar queimar-se no fogo do Opus Alquímico que tudo consome e transforma. É difícil sermos verdadeiramente humanos, plenos, nossas faculdades limitadas, pouco evoluídas, nos dificultam dar asas ao que somos em essência e sermos melhores – exige de nós essenciais esforços, contínuos. Nossos aspectos sombrios, por vezes, nos impedem ou nos bloqueiam a sermos mais solidários e generosos, no que aparentamos ser. A completude com harmonia surge do depuro cotidiano.

O papel mais nobre do astrólogo, através da interpretação, da leitura da Carta Natal, ao fazer um diagnóstico, é dar consciência individual ao seu consulente. Ajudando-o, ajudando-a, a se ver melhor como pessoa, como ser humano, e mesmo, orientar, se necessário, a viver o melhor de sua natureza com responsabilidade diante de si mesmo e da sociedade me que vive, no ambiente coletivo em que atua.

Ao revelar quem somos, aqui e agora, em nosso cotidiano, a Astrologia, com sua linguagem simbólica, nos define em nossa Cosmicidade, nossa correlação íntima com as forças primordiais que engendram a Criação.  O conhecimento da Carta Natal nos faz compreender nosso papel sutilmente delineado na harmoniosa arquitetura universal, nosso lugar na beleza da Natureza, nosso espaço diante do Cosmo, a nos proporcionar graus de liberdade e arbítrio sem visar cânones em valores hierárquicos _ nos oferece uma perfeita contemplação da Ordem do Universo.

Concluo, esta minha reflexão, com a metáfora dos Reis Magos-Astrólogos do Oriente _ do Oriente onde nasce o Sol da Consciência _ ao nos conhecermos basta seguir a estrela de Belém, a Cristologia Cósmica, o pertencimento à Totalidade. 

Novembro de 1992/artigo – aula / revisão 2020.

Martha Pires Ferreira

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: