terça-feira, 29 de outubro de 2019

Nise da Silveira _ 20 anos de ausência-presença


       
                   
         Nise Magalhães da Silveira entre amigos e amigas na Casa das Palmeiras.
Saudades eternas! - 15 de fevereiro de 1905 / Maceió/Alagoas - 29 de outubro de 1999 / Rio de Janeiro, RJ.
      Hoje, lembramos com muito afeto a saudosa Doutora Nise da Silveira, médica psiquiatra, médica das emoções profundas da alma humana, que saindo deste planeta Terra foi habitar outras dimensões, instâncias!
        São vinte anos, de constantes trabalho e dedicação, de seus seguidores, mantendo viva sua memória, sua obra desbravadora. As mídias estão repletas de informações sobre esta quase divina pessoa, por ser mais que humana, por tudo que viveu, realizou e nos legou.
       Tenho minhas memórias, minhas preciosas lembranças desde que a conheci em 1968, quando eu vivia dispersa e sem direções por questões do golpe militar que nos massacrava social e culturalmente naquela época obscura da história do Brasil. Com a Doutora Nise abri novos horizontes, me recoloquei firme na luta constante que é viver criativamente a vida em sua grandeza cotidiana. Por anos participei do Grupo e Estudos C. G. Jung e colaborei efetiva, voluntária, em sua obra, como desenhista e amiga fiel em momentos vários.
Dra. Alice Marques dos Santos, Nise e eu, Martha - 1993
      Estando em viagem, morando em Londres, em 1971, fui surpreendida com o correio local me entregando uma carta da amiga tão querida, Nise. Que felicidade! Chegaram outras para grande alegria! Minha mãe, Henriqueta, sempre teve seu lugar de mãe, presença e dedicação admirável. E Nise o lugar da grande mestra do mundo das ideias, da ousadia e posturas radicais à serviço da humanidade. 

      
     Meu testemunho, meu caminho, minha ternura! 
                 Nise Vive!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: