quinta-feira, 16 de maio de 2019

Liberdade de escrever – um homem chamado Pedro Maria Casaldáliga

 Liberdade de escrever – um homem chamado
                 Pedro Maria Casaldáliga
      Incontáveis os desastres de religiosos e religiosas em nome da cristandade. Incontáveis os horrores e barbáries ao longo da História! Entretanto não foram poucos os mais admiráveis seres humanos que se revelaram heroicos e revolucionários, há mais de dois mil anos, em nome de Jesus da Galileia, Cristo, redentor da humanidade!
      Tive forte influência ou afinidade com muitos cristãos e cristãs ao longo de minha vida. Aqui venho me deter num homem que escolheu viver no coração do Brasil, realizando coisas inacreditáveis pelo bem comum, em especial aos mais degradados, desvalidos, esquecidos, oprimidos, invisíveis marginalizados, em São Félix do Araguaia, MT, desde 1968 – o espanhol catalão, Pedro Maria Casaldáliga, que se tornou Bispo mantendo-se despojado de quaisquer aparatos por opção. Vivendo na mais severa pobreza, na radicalidade política-religiosa, sem perder a doçura afetiva. Humano por excelência, jamais se ocupou em converter as pessoas à fé cristã. Seu testemunho sempre exemplar! Poeta, místico, revolucionário e profeta. Incansável defensor das causas dos índios. Juntava em seu entorno as irmãs e irmãos pretos e brancos e dizia: “café com leite ou nada”. É dele o estarrecedor dito: ”Maldito seja o latifundiário, salvo os olhos de suas vacas”. 

      “Y la amargura o la tristeza no  niegam la esperanza; a purifican, le dan su razón de ser desde abajo, la multiplican repartiéndola”, em CLAMOR ELEMENTAL - Ed. Sigueme, Salamanca, 1971 – poesia.       
      Com prazer e espanto, a cada página, leio o livro corajoso de Ana Helena Tavares – UM BISPO CONTRA TODAS AS CERCAS, Gramma Ed., 2019 - contem fotos admiráveis.
 -- postagem martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

2 comentários:

elisa disse...

Exemplo vivo de VIDA e doação INTEGRAL realmente alguém que sempre me faz parar para repensar o HUMANO o AMAR e o SER CRISTÃO sendo tudo ou nada como seu "café da manhã" ... E ele ASSIM É e FAZ.

Martha Pires Ferreira disse...

Agradeço suas observações, Elisa. Sim, Casaldáliga Humano por excelência. Abraço afetuoso.