segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Flores do Bem - Tagore - Gitanjali

Rabindranath Tagore - Sempre me identifiquei com este hindu, cósmico e telúrico - poeta, escritor, educador e músico. Prêmio Nobel em 1913.

 Oferenda lírica – Gitanjali. 
      "Assim é que a tua alegria em mim é tão completa. Assim é que desceste e vieste a mim. Dize, ó senhor de todos os céus, onde estaria o teu amor se eu não existisse?
      Tu me fizeste sócio de toda esta riqueza. No meu coração fizeste o recreio sem fim de todos os teus deleites. Na minha vida a tua vontade está sempre se manifestando.
      E para isso, tu que és o Rei dos reis, tu te revestistes de beleza para cativar o meu coração. E para isso o teu amor se perde no amor desse teu (tua) amante, e surges na perfeita união dos dois.





























      É ele, o mais íntimo, que desperta o meu ser com os seus profundos e escondidos toques.
      É ele, o mais querido, que põe nos seus olhos todo o seu encanto e alegremente tange as cordas do meu coração numa variada cadência feita de prazer e dor.
      É ele, o sedutor, que tece a teia imperceptível deste maya colorida de ouro e prata azul e verde evanescente, e que deixa de fora as dobras dos seus pés cujo contato me faz esquecer de mim mesma.
      Os dias vêm e vão, os tempos passam, e é sempre ele quem embala o meu coração sob muitos pretextos e de  muitas formas, em muitos êxtases de alegria e tristeza".

(tradução do inglês /da versão de Tagore/ por Gasparino Damata, 1969).
postagem - martha pires ferreira.

Nenhum comentário: