quinta-feira, 9 de maio de 2024

Flores e poesia num mundo em travessia

      Num mundo em transição, travessia para uma nova consciência civilizacional, as Artes sempre sustentam diante do imprevisível, do esperado melhor vir a Ser.

Martha Pires Ferreira 

     Achar
 
A mente é radar
    de ideia em ondas
escrever exercícios
           do pensamento
desenhar anseios
            da imaginação
calcular artífice, artimanhas
      da matemática.
 
Compor desafia som
   melodia, ritmo, harmonia
caminhar é liberdade
          do corpo ao chão
pés, tíbias, ancas de barro.
 
Amar dispensa tudo
     é gratuito
gratuidade do coração
        apreende, sorri, intui
_ intuir é achar!
 
Atenção! __ a idade avança, adapta-se às agulhas dos ponteiros; ideias circulam procurando pouso _ ou se vive na mesmice ou se ocupa com algo, sem pretensões. Rabiscar, desenhar, para ativar a mente?! Nem sei. O fogo da existência é exigente, impulsiona _ lei natural. Do dicionário intelectual surge a palavra ACHAR, me convidando ao desafio. Poesia é um dos meus desafios,
               
 Linguagem inocente
 
Verbo na criança é chama vivente
_ inocência! O estar expressivo
se faz desafio no rosto do menino.
 
Lábios sem reserva, diz o que quer:
“O que você tem no seu pescoço?”
“Não quero comer”. “Você é meu pai?”.
 
Há chama de fogo e doçura na voz:
“Minha irmãzinha gosta de chocolate,
posso levar um pouco para ela?”
 
Ferino, pode ser mordaz, sem freio:
“Sai, não me segura, não gosto de você”.
“Quando eu crescer vou matar o monstro”.
 
Linguagem inocente _ sabor do amargo
ao poético _ surpreende como estrelas,
se revela potência atravessando o ar!

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

       Assim

 Realidade habita o dentro
_ interioridade escavada
se faz a cada ciclo, revelação!
 
Sonhar pertence ao universo
do florescer imaginário _
campeia horizonte múltiplo
_ engendra matéria  consistente.
 
O coração apreende invisibilidade
ao desprender-se sem receio
_ toca suavemente o incognoscível.
 
Deixe-me assim, tal assim.
Sou do ar, tecida de fogo criador
_ prazeroso sorriso na entrega sutil.
 
Sou assim, tal assim mesmo;
ser mulher, ser flor, ser o nada etéreo
_ cada ser vivente tem seu assim!~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: