domingo, 21 de janeiro de 2024

Plutão inicia percurso no signo de Aquário _ Mapas celestes

 Planeta Plutão _ sonda New-Horizons, 2015
Plutão em seu reino subterrâneo com Perséfone

CICLO PLUTÃO --- Plutão aquariano??!! Este planeta percorrerá signo de Aquário, encontro com o SOL de sua descoberta

     Martha Pires Ferreira

Não existe uma hora/oficial para a descoberta de Plutão, então fiz o Mapa/gráfico para as 12h, Lowell, Arizona, dia 21 de janeiro de 1930 (hoje, fazem 93 anos). Assim pude ver posições celestes _ o Firmamento, o CÉU. Constato que nosso planeta Plutão tem o Sol a 1º 02’ do signo de Aquário/ Zodíaco tropical... UUFF!  Plutão aquariano??!! Sim. Plutão neste signo vejo como Bomba da Liberdade Humana.

Mapa do dia da descoberta do planeta 1930

Plutão sobre o Sol em Aquário e o Sol em Aquário sobre Plutão

A Astrologia nos pede análise de conjunto _ análise combinatória entre elemento, signos, planetas, aspectos, etc. Não farei vaticínios _ cada um que use a inteligência e deduza o que sinalizo.

A passagem de Plutão pelo signo de Aquário desde o ano 061 d.C. até hoje, 2024 __ Nove vezes. 

Quem é Plutão/Hades?! Senhor do mundo subterrâneo, reino das  profundezas da terra. Simbolicamente usa o capacete da invisibilidade. Princípio cósmico da transformação. Simboliza domínio, poder, magnetismo, mistério, destruição e regeneração. Renovação, desejo, desafio, reserva, controle, posse, obsessão, morte, ressurreição. Intensidade. Vitalidade. Mudanças trágicas. Realização. Autocontrole, disciplina. Compulsão. Enigmático. Penetração. Descobertas no reino da matéria; minério; plutônio, neóbio. Potência atômica. Seu reino, o Hades; Tártaro _ terra da danação ou terra dos bem-aventurados.

    Plutão e Perséfone no reino subterrâneo

            Em 24 de março de 2023, Plutão iniciou seu percurso no signo de Aquário, retornou a Capricórnio e em 20 de janeiro de 2024, retornando ao signo de Aquário. Faz outro recuo, e, em novembro de 2024 passará a percorrer Aquário em definitivo. Em 20 janeiro de 2044 irá para o signo de Peixes. Haja fôlego!

Mapa Plutão  entrada em Aquário - 20/01/2024

            Importante que se conheça o signo de Aquário em profundidade e que se faça a mais precisa conexão na passagem de Plutão sobre este signo libertário, da imprevisibilidade, progresso! Signo de AR, fixo, elemento masculino. Aquário o 11º signo do Zodíaco. Regido por Saturno, classicamente, e,  Urano encontrado em 1781.

            Signo de Aquário simboliza espaço _ suas características gerais: humanismo, planos e projetos libertários. Resistência. Amizade. Esperança. Reservas. Individualidade. Intolerância. Inconformismo. Originalidade. Transgressor. Independência mental. Pretensão. Dispersão. Utopia. Abstração. Sentido de grupo, do todo. Fraternidade. Coletividade. Rebeldia. Ousadia. Imprevisibilidade. Pioneirismo. Intuição. Doação. Democratização. Experiência. Socialização. Anticonvencional.. Espírito revolucionário. Propagação de ideias. Impulso ao progresso; evolução. Ciência e tecnologia. Desprendimento. Sensibilidade intelectual. Percepção do todo. Reflexão. Desarticulação. Desapego. Irreverência. Extravagância. Inventividade.  Excentricidade. Bizarrice. Frieza intelectual. Desprezo. Irritabilidade. Indiferença. Nervosismo. Afastamento. Anticonvencional. Hierarquia de valores. Reservas.  Ceticismo. Eletricidade. Fraternidade. Fiel a si próprio. Solidariedade. Senso cósmico, de unicidade. Universalidade.

            Plutão percorrerá o signo de Aquário por alguns anos.

Assim como tive curiosidade em saber quando e como Urano e Netuno foram encontrados, me ocupei com Plutão _ preferi a letra P para sinalizá-lo (temos algumas configurações gráficas/representações).  Plutão foi encontrado no observatório Flagstaff,  Arizona, EUA, dia 21 de janeiro de 1930 e por precisão reconhecido dia 18 de fevereiro do mesmo ano.  Posição zodiacal: 18º17’ do signo de Câncer. O único planeta que se afasta do Cinturão Zodiacal, sistema solar. Seu ciclo, o mais longo, é de 247 anos e 249 dias, aproximadamente, em torno do Sol, sendo irregular. Tem por regência o signo de Escorpião,  em comum acordo entre astrólogos estudiosos/as, depois de anos de pesquisa. Considerado 8ª superior do planeta Marte. 

Plutão 2024 Aquário e Mapa da descoberta 1930 - Sol em Aquario.

            Agora, 20 de janeiro de 2024, PLUTÃO retornando ao signo de Aquário. Ele se aproxima do Sol, conjunção, aspecto aplicativo. Sem dúvida algo extraordinário desde sua descoberta, há 94 anos atrás. Um espanto para mim! Atenção: a conjunção de Plutão com o Sol de nascimento se dará, de fato, em 21 janeiro de 2025, quando o Sol se encontrará com Plutão a 1º 43’ no signo de Aquário _ uma conjunção pártil/exata. Início da luminosidade do Sol sobre a caminhada de Plutão?!

Prezados astrólogos/as pesquisadores, observem outros aspectos no passado em relação com o Sol em Aquário (mapa de 1930) _ oposição/1938-39-40 __ trígono/1972-73 __ quadratura/1984-85 e sextil/1995-96 (para não dizer mais) _ Conexão/aspecto Plutão com o Sol.  Apenas citar que em 2017 Plutão esteve em 18º17’ de Capricórnio opondo a ele mesmo (Mapa de seu surgimento celeste). Observamos sua potência em conexões com demais astros/ passagem/muito forte.

            Quem é este Sol que Plutão se aproxima? Sol de Aquário/Ar/fixo?! (aqui já descrevi Aquário) _ síntese sobre o SOL    

                                             Apolo, Vaticano
                   Quem é o Sol? Helio/Apolo: Princípio cósmico; Consciência.

Criatividade, arte, força vital, energia, calor, vontade, beleza física/postura, egocentrismo, orgulho, paixão, dignidade, brilho, grandeza, generosidade, prazer de viver, divertimento, plenitude, alegria, luminosidade. Infância; o lúdico. Autoridade, proteção, centralização. Destaque. Luminosidade. Consciência de si. Representatividade do aspecto masculino, paterno, mas não exclusivo do homem, é em nós a energia ativa, dinâmica para toda a criação; impulsionadora da Vida, yang.

Aqui exige-se atenção:

O encontro de Plutão, em movimento, conjunção com o Sol de 1930, data da descoberta do planeta (Mapa da descoberta e trânsitos).

 O Sol por trânsito anual passará por Plutão em Aquário, em 21 de janeiro de 2025; algo impensável. Com os recursos das tecnologias, podemos observar os astros; seus percursos anuais; avançar e regredir a um longo tempo histórico. Deduzir, e, mesmo, constatar questões as mais inusitadas.

 Sol faz conjunção pártil com Plutão -2025.

 Esclarecendo: Plutão entra no signo de Aquário em janeiro de 2024, se aproxima do Sol (de seu Mapa de descoberta), o encontro pártil só se dará em 2025 (Plutão em movimento sobre o Sol de seu mapa/descobrimento celeste) Quando neste mesmo janeiro de 2025, o trânsito natural do Sol, em movimento, fará aspecto pártil sobre Plutão celeste. Repetindo: Plutão e o Sol (de sua descoberta) e o Sol sobre Plutão em movimento natural celeste. Portas para uma NOVA CIVILIZAÇÃO??!!

O Sol em seu movimento aparente passará por Aquário,  isto é, alguns anos sobre o Plutão em Aquário. Estes encontros anuais se darão até 2044. Muito, muito a se pensar, refletir, deduzir!!!

No meu livrinho, Metáfora das Astros, Um olhar na História Antiga, Aspecto. Ed. VIDA, 2004 (esgotado), pontuo como vejo os encontros destes dois astros __ Sol e Plutão

Conexão entre consciência e transformação

            Uma coisa é em relação/conexão pessoal, outra quando se aborda o coletivo/mundial. Neste caso é preciso outro olhar, mais amplo e com mais complexidades: sociológica, científica, política, econômica, religiosa, artística, cultural, metafísica.

A Conjunção tem conotações de Trígono, Sextil

Sinaliza: vida subterrânea, escondida e fechada. Ama e é atraído pelo oculto, o reservado. Riqueza interna. Indagações profundas, e cíclicas, sobre a vida e a morte. Confere muita energia. Sujeito a regeneração. Transformações, erupções, recuperações. Obsessão. Possessividade. Abundância. Aumenta a ambição pessoal e dos podres (Mapas pessoais; ver signo e casa). Forte desejo e ânsia de elevação, de construir alguma coisa. Grande potencial criador. Liderança que influencia. Enfrenta perigos, riscos, desafios. Supera as derrotas. Comunicação com as massas, o coletivo. Amor às aventuras – realizações com certa utopia. Algo destemido. Lutas pelo poder com liberdades amplas, irrestritas (ser, agir).

A vontade resistente emerge de todas as crises, sendo capaz de ressuscitar as obras perdidas. Força vital. Readaptação instintiva a novas situações. Forte sexualidade nos desempenhos; potência e  vigor. Apego, paixão, dependência. Período de contenção sexual/energia.

No mapa natal da mulher, pode significar dependência da figura paterna. No mapa do homem, pai ausente, omisso ou reservado. Sempre tensões em relação à imagem do poder patriarcal, pode ser o Estado, uma nação. Exigência energética. Boa resistência aos desafios. Força moral. Aguenta situações caóticas. Recuperação orgânica. Conduz o próprio destino. Pessoa saudável. Pessoa ou nação/pátria em busca de liberdade, autonomia, soberania.

Entretanto a mesma Conjunção sinaliza conotações de Quadratura, Oposição.

Escolha por vida isolada, solitária, recolhida. Dificuldade de mostrar suas próprias fraquezas. Magnetismo voltado para situações luminosas ou obscuras. Pode agir por impulsos internos. Exerce liderança em larga proporção ou se reserva. Luta contra si próprio. Vontade e desafio que podem chegar à regeneração. Transformações radicais. Ciúmes infundados, doentios. Crescimento e evolução. Sofre constantes mudanças, metamorfoses. Superestimação de si mesmo. Mortes de situações; pessoais ou de nações; novos destinos/paradigmas. Pretensão, irreflexão. Irritabilidade interna, raiva ou ódio contido. Destrutibilidade, submissão que aprisiona. Violência que pode chegar à crueldade, fanatismo. Mania de perseguição (observar aspectos positivos/compensadores)

Pode ser pesquisador; trabalhar em laboratório ou com solo, petróleo, minério. Descobertas. Enriquecimento.

Visão do lado mórbido da vida. Magia negra. Interesses sexuais desordenados. Sexualidade em conflito com a vontade. Relações sexuais obscuras, doentias, sadomasoquistas ou controladas. Desregramento ou sublimação dos instintos (com sacrifícios). Medo de ter dificuldades financeiras. Pode ganhar ou perder muito dinheiro. Sabe roubar, sem que ninguém note. Mexe com grandes fortunas alheias. Perigo de auto aniquilamento. Convive com sombras muito densas. Ausência do pai por morte ou afastamento. Com as mulheres, proteção. Para o homem, pai distante, reservado. Pode perder o pai cedo ou se afastar dele. Desejo de fazer grandes feitos. Atitudes desafiadoras.

A mulher, com esse aspecto, pode afastar os filhos do pai, ou o pai se afasta, se omite. Pode indicar ocultamento, perda paterna.

Em relação ao Estado/nação a análise se faz entre anseios do povo e o poder estabelecido: distanciamento ou acolhimento, proteção.

Mapas pessoais: confere boa saúde, vitalidade, ou, caso contrário, doenças crônicas de difícil recuperação. Acidentes por vacina, contaminação, micróbio, epidemia. Em geral, os tonos/aspectos de Sol com Plutão conferem vida saudável, resistência orgânica.

Impensável este encontro do Sol que nos ilumina com as forças subterrâneas impulsionadora das grandes riquezas da natureza _ os dois percorrendo o signo de Aquário! A cada ano uma surpresa em prol da evolução, progresso, consciência da grandeza humana em harmonia com toda a natureza?!

“Os Astros inclinam, não determinam!”

Não somos marionetes dos Astros, engendramos nossa história com o Universo. Somo nós a decidir, escolher, agir: o horror, o ódio e insistir nas potências do mal ou resistir e louvar a Vida com o bem comum, criar para evoluir _ amar incondicionalmente _ Paixão solar _ Plutão Sol _ novo Fogo de consciência ?! Porta para Nova Civilização?!  

“A liberdade é mais forte que todo o ritmo do universo!”, Frei Pedro Secondi o.p.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo! Profundo, detalhes muito interessantes, fotos lindas!

Fernando Guimarães disse...

Obrigado pela reflexão profunda e amplo cheia de elementos mitológicos astronômicos e sociológicos passaremos os próximos anos provavelmente debruçados sobre essa nova realidade humana. Ninguém disse que será fácil mas necessário como uma cirurgia de extração.

Martha Pires Ferreira disse...

Anônimo, feliz ter gostado. Agradeço de coração.

Martha Pires Ferreira disse...


Fernando, gostei de sua colocação. Não entendo Astrologia mundial sem mitologia, história da civilização, sociologia, arte e mesmo sem economia e política. Só técnica não se vai longe. Travessia difícil, mas fundamental para outro nível de consciência planetária. Meu abraço, martha