quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Meditação _ Flores do Bem


              Liberdade de escrever – Meditação

            A experiência pessoal na Meditação é tudo. Não tem nada a ser explicado. Não está sujeita a uma exposição lógica, ela é vivida e apreendida no que há de mais oculto na alma. Só o tempo revela seu significado, resposta e beleza. As contradições desaparecem, não há mais divisões _ eu e o outro, fora e dentro, melhor e pior, a escuridão e a claridade.
            Meditar é inspirar e expirar, lentamente em plena atenção. Sentado ou andando; a coluna ereta, em razão da melhor circulação sanguínea. De preferência em local de silêncio. Esvaziar os pensamentos, ausentar-se de imagens, aquietar os anseios, as emoções. Inicia-se com pouca duração de tempo e aumentando com a prática. Tudo com naturalidade.
          Procura-se a Meditação para se depurar, física, mental e espiritualmente. Um estado do ser não está desvinculado do outro, nossas contradições; somos uma só totalidade.
           Há quem não medite e é iluminado, isto é, cheio de graças; humana e  divina. Pura pretensão e perigoso pensar, afirmar, que meditar é estar num estado de ser mais elevado. A natureza humana varia em seus estados de ser, por temperamento. Cada um a seu tempo e no modo de se depurar. A Meditação é um dos meios de melhorar nossa qualidade de vida; externa e interna. E nos conduz a algo mais refinado.
         Os extrovertidos procuram caminhos mais práticos de expressão, sendo mais ativos, calorosos no anseio de serem tocados internamente pelo incognoscível. Apreciam rituais para serem tocados pelo Deus Desconhecido. Os introvertidos se adaptam melhor no isolamento, silêncio e quietude na busca da experiência internas; sentir, apreender o indizível na Criação. Entretanto extrovertidos e introvertidos precisam se conviverem para trocarem experiências, alegrias profundas que brotam das camadas mais abissais da alma. Esta troca pode manter-se em silêncio, num sorriso, trabalhos em comum ou puros gestos.
           Quando se pratica a Meditação por muito tempo, no isolamento, é necessário ir em direção ao bom convívio social, interagir com o próximo, com as pessoas comuns à nossa volta, com naturalidade e simplicidade. Meditação sem conexões, convergências sensíveis, sem Amorização, isto é, sem os cuidados de atitudes afetuosas para com tudo que fazemos em nosso entorno, pouco se avança no processo interior. Quem nos comanda é o Coração Amoroso.
            A Meditação visa melhorarmos enquanto pessoas – bondade, amor e compaixão.
           Quem não tem experiência com a Meditação não pode ter ideias inteligíveis, nem objetivas, a seu respeito. Nada sabe, realmente, da vida contemplativa, dos grandes voos da alma. Meditar é vivência, é nosso próprio mestre. Meditar é ser livre.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
postagem _ martha pires ferreira

2 comentários:

Mi Manu disse...

Fazer uma boa meditação ajuda muito para enfrentar os problemas.

horoscopo do dia

Martha Pires Ferreira disse...

certamente, e depurar o coração, refinar a espiritualidade.