quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sócrates - As Três Peneiras


Mais uma vez e, incansavelmente, poderei postar esta conversa finíssima do nosso eterno mestre de Vida que foi/que é Sócrates
No caso aqui nem se trata de "coisas" de amigos/as comuns, mas assuntos comuns no caos da vida pública, apenas por mera semelhança. Metáfora!
 
As Três Peneiras  
Conta-se que, um dia, uma pessoa foi procurar Sócrates, célebre filósofo grego, desejando contar-lhe uma “coisa” sobre a vida de outro amigo comum:
- Quero contar algo sobre o nosso amigo Andréas que vai te deixar boquiaberto.
- Espera, interrompeu o filósofo. Passaste isso que vais me contar pelas três peneiras?
- Três peneiras? Indagou o interlocutor. Que três peneiras?
- Primeira peneira: a “coisa” que vais me contar é verdadeira?
- Eu assim creio, pois me foi contado por alguém de confiança – respondeu o amigo.
- Bem, alguém te disse... Vejamos a segunda peneira: a “coisa” que tu pretendes me contar é boa?
O outro hesitou, titubeou e respondeu:
- Não exatamente.
Sócrates continuou a inquisição:
- Isso começa a esclarecer; verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tu tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim, como para o nosso amigo Andréas, e para ti mesmo?
- Não, não é não.
- Então meu caro - disse Sócrates – a “coisa” que tu pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil.
Assim sendo, não tenho a intenção de conhecê-la e aconselho-te que não procure transmiti-la.

Teste das três peneiras: É verdadeiro?  É bom? É útil?  Não sendo, e nada podendo fazer o melhor é silenciar, afastar-se, distanciar-se.

Nenhum comentário: