terça-feira, 9 de março de 2021

O verbo dos Astros para o planeta Terra _

           Tenho refletido bastante o significado simbólico da Astrologia na atualidade. O quanto saber um pouco de Astrologia poderá nos dar direções, horizontes possíveis, de enfrentamento e cuidados em tão sombria travessia no mundo atual com a presença do vírus/covid-19, que silencioso surpreendeu a todos, sem aviso, por todos os recantos do planeta Terra, chão que habitamos. Aqui não somos isolados do Universo, fazemos parte do Todo _ somos Unus!
            Não somos marionetes dos Astros, somos seres humanos que engendram no processo evolutivo do Cosmos – criamos com o Universo.
            As configurações celestes, neste momento, se apresentam com fortes desafios para nós terráqueos. Os Astros, mais significativo estão caminhando no último quadrante da faixa do Zodíaco _ exceto Urano e Marte. Desta forma aconteceu no Céu, algo semelhante, há mais de quinhentos anos, o que remonta à Renascença.
            Olhando este dia 9 de março de 2021; o senhor do mundo subterrâneo, Hades/Plutão, em Capricórnio/signo de Terra. É ele quem acolhe no seu reino as almas levadas por Caronte, o barqueiro com seu cão Cérbero _ poesia de Homero, visão grega; almas destinadas ao Tártaro ou Campos Elísios, Terra dos bem-aventurados. Em Capricórnio, Plutão mantem os domínios do poder, e, paradoxalmente acompanha, as potências do coletivo travadas no exílio imposto pela pandemia. As potências de Plutão pedem espaço e liberdade ampla, que só se revelarão quando percorrer o signo de Ar/Aquário, em 2024, finais de 2025, definitivamente daí em diante, abrindo para a Nova Era Civilizatória _ quem vê, verá!

Olhar o Céu _ os Astros no Zodíaco _
 não se prender ao Mapa Horário.
            Neste momento, em Aquário/Ar, estão conversando, articulando projetos incríveis de expansão, criatividade e rebeldia sem fronteiras; Lua, Saturno, Júpiter juntos com o mediador Mercúrio.
            Enquanto isto, Netuno, senhor das Águas, se revela em signo de Peixes, seu campo de ação, para toda a Humanidade – desde os sonhos, ilusões, enganos, segredos, prisões, exílios e quimeras às percepções mais sutis, doações de si, senso artístico e elevação espiritual. E, ali presentes percorrendo, este elemento Água, interiorizado, encontramos, ainda; Atena, Vênus e o Sol em seu movimento aparente.
            Ceres e Quiron em signo de Áries/Fogo, possivelmente, estão resolvendo ações práticas, imediatas, da alimentação e da saúde. Só eles estão em elemento ígneo, nenhum outo de maior significado.   
            O imprevisível, rebelde, inconformado e criativo senhor dos espaços, Urano, atravessa o signo de Touro/Terra até finais de 2026, em definitivo. Neste momento, em real confronto/quadratura de Urano em Touro com Saturno em Aquário, revolucionando os conceitos e/ou valores da matéria, solo, trabalho, circulação das moedas, poderes econômico-financeiro, assim como, o mundo dos sentidos, afetos, amores e arte. Confrontos entre valores estruturados no tempo com as ansiedades de renovação e avanços pessoais e sociais. O Ar que se respira, criativo e a Terra que germina e acolhe. Revolução das ideias/Ar e dos valores básicos da matéria/Terra.
           Ah, o guerreiro Marte! Resolveu percorrer em ação rápida e veloz os espaços do signo de Gêmeos/Ar _ comunicação, informação, leva e traz. Os gestos impulsivos se fazem em ações verbais cifradas, sinalizadas. Ações que ficam no Ar?! Marte, o impulsivo, intenso de energias agindo com objetividade - aceleração nos processos das comunicações/Ar, mídias – Internet – WhatsApp – 5G - 6G.
          Um planeta ou aspecto, sozinho, não expressa uma verdade. Em Astrologia é necessário a análise de conjunto entre as várias combinações celestes _ “Os astros inclinam, não determinam”
          Como no processo do Opus Alquímico os ciclos se fazem nas passagens do nigredo, o escuridão da noite, ao albedo, a claridade branca lunar e depois, ao rubedo, o vermelho solar _ complementação de opostos _ a Ave Fenix surge das cinzas.
            O encontro da Lua com o Sol, simbolicamente, é o encontro das energias complementares femininas e masculinas, obscuras e luminosas _ a harmonia dos opostos.
Splendor Solis _ manuscrito, séc. XVI

---  Martha Pires Ferreira – verão de 2021
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
   

2 comentários:

pris disse...

Marthinha, muito intenso e informativo: preciso reler. Mas povoou de astros e deuses minha madrugada insone... rumo a uma transformação do mundo. Tento imaginar... obrigada, bjs.

Martha Pires Ferreira disse...

Priscila, é assim esta travessia, delicada e difícil, necessária e libertadora _ Tudo por uma Nova Civilização que desejamos mais justa, digna, solidária e fraterna junto com toda a Criação!!