quarta-feira, 24 de março de 2021

O MANIFESTO CONTRA A PRAGA _ 1898 _ Swami Vivekananda.

 Recebi excelente matéria do CENTRO RAMAKRISHNA VEDANTA – RJ

 O MANIFESTO CONTRA A PRAGA

Om Salutations to Bhagavan Shri Ramakrishna

Em maio de 1898, Calcutá estava sob uma epidemia de praga. O povo aterrorizado fugia da cidade, e quando a população se rebelou contra as regras da praga estipuladas pelo governo britânico, tropas foram chamadas para sufocar a rebelião. Swami Vivekananda que estava recuperando sua saúde em Darjeeling, voltou às pressas para Calcutá e deu início ao trabalho de aliviar os efeitos da praga. Ele redigiu, também, um Manifesto da Praga.
Trechos desse manifesto estão abaixo.
Irmãos de Calcutá!
Ficamos felizes quando vocês estão felizes e sofremos quando vocês sofrem. Portanto, durante esses dias de extrema adversidade, esforçamo-nos e oramos incessantemente pelo seu bem-estar e por um caminho fácil que os salvem da doença e do medo da pandemia.
Humildemente oramos por vocês – por favor, não entrem em pânico por medo infundado. Entreguem-se às mãos de Deus e tentem calmamente encontrar os melhores meios para resolver o problema. Ao mesmo tempo, unam suas mãos com aqueles que estão fazendo a mesma coisa.
Venham, vamos abandonar esse falso medo e, com fé na infinita compaixão de Deus, unamos nossos corpos e entremos no campo da ação. Que possamos viver vidas puras e limpas. Doença, medo da pandemia, etc., desaparecerão ao vento por Sua graça.
Conservem sempre limpas suas casas e tudo à sua volta – quartos, roupas, cama, ralos etc.
Não comam alimentos dormidos, passados, estragados; ao contrário, comam alimentos nutrientes, saudáveis. Um corpo fraco é mais suscetível à doença.
Mantenham a mente alegre.  Todos morrerão algum dia. Os covardes sofrem as dores da morte continuamente, somente por existir medo em suas mentes.
O medo jamais abandona aqueles que ganham sua vida por meios não éticos ou que causa danos aos outros. Portanto, nesse momento, quando enfrentamos o grande medo da morte, abandone tal comportamento.
Durante o período da epidemia, abstenha-se de raiva e luxúria, mesmo sendo homens mundanos.
Não dê atenção a boatos.
Para remover o medo da epidemia, você deveria cantar o Nama Sanktirtanam todas as noites em quaisquer lugares.     Swami Vivekananda, CW. 9:330
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
     ___ postagem Martha Pires Ferreira

Nenhum comentário: