sexta-feira, 20 de julho de 2018

Liberdade de escrever – Alegria


       Lembrei-me da sábia Nise da Silveira ao escrever em Cartas a Spinoza, com pontual precisão, sobre a Alegria e a Tristeza - IV, pg. 68/69 [as palavras, as possuo como sendo minhas, pela identificação].
   
    “Quem estudar a Ética, com um mínimo de atenção, verá logo o quanto você valoriza a alegria e desdenha os sentimentos de tristeza.
    A alegria, você afirma, é passagem do homem de uma perfeição menor a uma perfeição maior e, inversamente, a tristeza é a passagem de uma maior a uma menor perfeição. A alegria aumenta o poder de agir, enquanto a tristeza o diminui.
    Quanto ao amor, você o define como a alegria acompanhada da ideia de uma causa exterior e o ódio, a tristeza acompanhada da ideia de uma causa exterior (E.III, VI).
   (...) Esses objetos, que antes haviam sido amados ou odiados, perdem, por assim dizer, a consistência. Esvanecem-se. Este breve método, às vezes muito sofrido, traz, dentro de tempo curto, uma serena alegria. Obrigada por me haver conduzido a aprendê-lo”.
 E, seguindo, ao terminar na carta -
     “Sua devota discípula, Nise”.


Nise da Silveira, em sua biblioteca, com o doce e inseparável Carlinhos.

--postagem Martha Pires Ferreira

2 comentários:

elisa disse...

Receberei visitas...Penso o que não conversar o que deixar flutuar? Quero então agradecer:este texto com a preciosa palavra da Dra. NISE atestando sobre ALEGRIA... e nos tempos que vivemos em consciência planetária isto é TESOURO.Tua partilha é FUNDAMENTO inda mais em LEÃO quando analiso e indago sobre a chamada "nota chave" do período (sempre depende de quem o faz e para que mas vamos ao que tenho de olho em Aquário o oposto que o complementa)"Eu sou aquele e aquele sou eu" e tento aprender indagando + sobre o SOL que é regente tanto exotérico quanto esotérico deste período...
Muitíssimo obrigada mais uma e tantas vezes de teu Caderno Aquariano

Martha Pires Ferreira disse...

Elisa, que bom você gostar do meu Blog; irreverente, imprevisível e plural! Meu afetuoso abraço, martha.